Membros da Comunidade Santa Rosa de Lima vivenciaram momentos especiais neste domingo, 18 de novembro. Cerca de 15 pessoas dedicaram o dia para visitar moradores em situação de rua na Pedreira Prado Lopes, bairro São Cristóvão, região noroeste da capital mineira.
Além de saboroso almoço, água mineral e suco, os participantes levaram muito carinho. De acordo com Maria de Lourdes Procópio, coordenadora pastoral da Comunidade Santa Rosa de Lima, a iniciativa marcou a vida de quem participou. “A experiência toca muito o coração da gente. Percebemos o sofrimento destes nossos irmãos, e a realidade que eles vivem”, destacou.
Para Maria de Lourdes, a iniciativa também fortaleceu a caminhada da Comunidade, que, de forma solidária e fraterna, se reuniu no sábado e domingo para preparar o alimento e bebidas. Entre os participantes, alguns adolescentes e um jovem australiano, que faz intercâmbio no país, somaram forças com os mais experientes.
Convite do Papa Francisco
Em sua mensagem para o II Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco manifestou o desejo de que este Dia fosse celebrado com a marca da alegria, pela redescoberta da capacidade de estar juntos. “Rezar juntos em comunidade e partilhar a refeição no dia de domingo. Uma experiência que nos leva de volta à primeira comunidade cristã.” salvação”, disse. O pontífice também destacou a proposta desta iniciativa: “O Dia Mundial dos Pobres pretende ser uma pequena resposta que, de toda a Igreja, dispersa por todo mundo, é dirigida aos pobres de todos os tipos e de todas as terras para que não pensem que o seu grito tenha caído no vazio. Provavelmente, é como uma gota de água no deserto da pobreza; e, contudo, pode ser um sinal de partilha para com os que estão em necessidade, para sentirem a presença ativa de um irmão e de uma irmã”, afirmou.
Natal com os pobres
O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu preparou uma programação especial para o mês de dezembro. Em breve, divulgaremos as iniciativas. Prepare seu coração para este tempo especial de solidariedade e amor.
Confira a mensagem de dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.