Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Comunidade Santa Rosa de Lima celebra Solenidade de Pentecostes

Ouça o conteúdo

No último domingo, data que a Igreja Católica celebrou a Solenidade Pentecostes, a Comunidade Santa Rosa de Lima também se reuniu em uma celebração especial, pedido a graça da renovação do Espírito Santo e vigor para o anúncio do Evangelho.

 

Solenidade de Pentecostes

Pentecostes é um vocábulo grego e significa “quinquagésimo”. Com esta palavra, a Bíblia registra o evento narrado em Atos dos Apóstolos 2: “Depois que Cristo subiu aos céus, os discípulos, reunidos, receberam o Espírito Santo”. Naquele momento, os primeiros cristãos receberam a força que encheu seus corações e fez com que criassem coragem e pregassem a mensagem de Jesus.

O Domingo de Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque Jesus ficou quarenta dias após a ressurreição, repassando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam-se quarenta e três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foi este número de dias, sete, em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Para a Igreja Católica, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois configura o dia do nascimento da Igreja.