Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Comunidade do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu se reúne para Assembleia Pastoral Paroquial

Ouça o conteúdo

Aconteceu no dia 14 de setembro, no Centro de Evangelização e Obras Sociais, a Assembleia Paroquial do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, importante etapa da VI APD- Assembleia do Povo de Deus.

O encontro foi conduzido pelo reitor do Santuário, Pe. Nivaldo e contou com a participação de Pe. Pedro, Pe. Marco Antônio, Pe. Gilberto Souza, diácono Ricardo, seminarista João Gabriel Alves, Irmãs Sacramentinas Maria Aparecida, Helena, Josilda e Maria das Graças além de vários representantes dos Grupos, Movimentos, Pastorais e Comunidades do nosso Santuário.

Após a acolhida inicial aos participantes com um breve cafezinho, foi realizada a oração das Laudes, seguida de um significativo momento de relaxamento e concentração para o início dos trabalhos.

Pe. Nivaldo explicou as etapas de funcionamento da Assembleia, apresentou o objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023/ Doc. 109 da CNBB) e também comentou sobre o Instrumento de Trabalho da Arquidiocese de Belo Horizonte para a atualização do Projeto de Evangelização “Proclamar a Palavra”. Este Projeto tem por objetivo geral Evangelizar o Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, de realidade urbana complexa, por meio do anúncio da Palavra de Deus, em palavras e ações, como discípulos missionários de Jesus Cristo, para revitalizar e multiplicar as comunidades eclesiais, colocar em prática a opção preferencial pelos pobres e a ecologia integral, testemunhando o Reino de Deus.

A seguir foi feita uma breve memória do caminho das Assembleias anteriores, a retomada do que significa ser uma Igreja da Palavra e em estado permanente de missão e foram apresentados os horizontes da Ação Evangelizadora de nossa Arquidiocese, indicando as Diretrizes Pastorais para os próximos anos: Ser Casa da Palavra, Ser Casa do Pão, Ser Casa da Caridade, Ser Casa da Missão.

Tendo em mãos o livreto “Instrumento de Trabalho da VI APD, os participantes da Assembleia acompanharam e avaliaram as ações propostas, que deverão ser assumidas pela nossa Arquidiocese. Voltados para a realidade paroquial foram indicados os compromissos do Plano Pastoral “Proclamar a Palavra” que mais se desenvolveram em nosso Santuário e os três que ainda não avançaram o suficiente, também foram apresentadas sugestões para o Plano Pastoral Paroquial. As reflexões em grupo foram apresentadas em plenária e eleito José Maurício de Faria Ferraz, coordenador da Pastoral Social do Santuário, como delegado do Santuário na Assembleia da Região Episcopal.

A oportunidade de encontro, escuta, partilha, discernimento e meditação à luz da Palavra de Deus foi marcada pela presença daqueles que se mostraram comprometidos com a fé e a vida, testemunhando a alegria de servir e seguir o Cristo.