Aconteceu no dia 14 de setembro, no Centro de Evangelização e Obras Sociais, a Assembleia Paroquial do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, importante etapa da VI APD- Assembleia do Povo de Deus.
O encontro foi conduzido pelo reitor do Santuário, Pe. Nivaldo e contou com a participação de Pe. Pedro, Pe. Marco Antônio, Pe. Gilberto Souza, diácono Ricardo, seminarista João Gabriel Alves, Irmãs Sacramentinas Maria Aparecida, Helena, Josilda e Maria das Graças além de vários representantes dos Grupos, Movimentos, Pastorais e Comunidades do nosso Santuário.
Após a acolhida inicial aos participantes com um breve cafezinho, foi realizada a oração das Laudes, seguida de um significativo momento de relaxamento e concentração para o início dos trabalhos.
Pe. Nivaldo explicou as etapas de funcionamento da Assembleia, apresentou o objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023/ Doc. 109 da CNBB) e também comentou sobre o Instrumento de Trabalho da Arquidiocese de Belo Horizonte para a atualização do Projeto de Evangelização “Proclamar a Palavra”. Este Projeto tem por objetivo geral Evangelizar o Povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte, de realidade urbana complexa, por meio do anúncio da Palavra de Deus, em palavras e ações, como discípulos missionários de Jesus Cristo, para revitalizar e multiplicar as comunidades eclesiais, colocar em prática a opção preferencial pelos pobres e a ecologia integral, testemunhando o Reino de Deus.
A seguir foi feita uma breve memória do caminho das Assembleias anteriores, a retomada do que significa ser uma Igreja da Palavra e em estado permanente de missão e foram apresentados os horizontes da Ação Evangelizadora de nossa Arquidiocese, indicando as Diretrizes Pastorais para os próximos anos: Ser Casa da Palavra, Ser Casa do Pão, Ser Casa da Caridade, Ser Casa da Missão.
Tendo em mãos o livreto “Instrumento de Trabalho da VI APD, os participantes da Assembleia acompanharam e avaliaram as ações propostas, que deverão ser assumidas pela nossa Arquidiocese. Voltados para a realidade paroquial foram indicados os compromissos do Plano Pastoral “Proclamar a Palavra” que mais se desenvolveram em nosso Santuário e os três que ainda não avançaram o suficiente, também foram apresentadas sugestões para o Plano Pastoral Paroquial. As reflexões em grupo foram apresentadas em plenária e eleito José Maurício de Faria Ferraz, coordenador da Pastoral Social do Santuário, como delegado do Santuário na Assembleia da Região Episcopal.
A oportunidade de encontro, escuta, partilha, discernimento e meditação à luz da Palavra de Deus foi marcada pela presença daqueles que se mostraram comprometidos com a fé e a vida, testemunhando a alegria de servir e seguir o Cristo.