Com objetivo de avaliar, planejar e articular as atividades da Comissão Nacional de Presbíteros, de 19 a 22 de maio, foi realizada a reunião da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). O evento aconteceu em Fortaleza (CE) e reuniu os presidentes das Comissões Regionais de Presbíteros e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva.
De acordo com a organização do encontro, durante a reunião, houve a avaliação do 15º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), ocorrido entre 5 e 11 de fevereiro, em Aparecida (SP), e do qual participaram 531 padres, bispos e representantes das dioceses. À época, o encontro foi motivado pelas celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano II e pelas reflexões sobre a vida e missão do sacerdote no contexto atual.
Os participantes da reunião da CNP partilharam as atividades promovidas pelas Comissões Regionais de Presbíteros, iniciaram a preparação do 16º ENP, estudaram o Estatuto da CNP e retomaram a discussão sobre Pastoral Presbiteral.
De acordo com o assessor da comissão, padre Deusmar, os encontros possibilitaram a troca de experiências por meio da convivência entre os presidentes regionais e da avaliação e planejamento das atividades da CNP. Na reunião, ainda foram analisadas questões internas da comissão como a apresentação da nova Carteira de Identidade Presbiteral e pesquisa sobre o perfil dos presbíteros.
Segundo o assessor, existem projetos de continuidade na formação de presbíteros diocesanos. Alguns informes sobre encontros regionais e inter-regionais de formação foram transmitidos aos presentes.