Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Colaboradores participam do Encontro de Capacitação de Santuários da Arquidiocese de BH

Servidores reunidos durante encontro

Funcionários de seis santuários arquidiocesanos participaram nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, do Encontro de Capacitação da Arquidiocese de BH, no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

O momento de partilha, oração e espiritualidade contou com a participação do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, do bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, dom Geovane Luís da Silva, dos padres Marcelo Silva e Joel Maria dos Santos, vigário episcopal para Ação Pastoral e também do professor da Puc Minas, Camilo de Lelis.

O lema do Ano Nacional do Laicato “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14 foi utilizado pelo reitor do santuário da Adoração Perpétua, pe. Marcelo Silva, para motivar os colaboradores na abertura do encontro.  Dom Walmor ressaltou que os santuários são como um dom. E para fazê-los instrumentos é necessário o trabalho de cada funcionário. “Devemos ter  a consciência de que cuidamos de importantes centros de espiritualidade. E que todos os serviços devem ser  feitos com dedicação, carinho e empenho. Os santuários devem ser também locais de cultura, acolhimento e diálogo com as pessoas”, destacou.

Para dom Geovane, devemos ter claro o conceito de santuário e sua missão.”Cada Santuário no deserto da existência e de cada ser humano é um oásis. Nós agentes de pastoral, como todos aqueles que visitam os santuários, somos peregrinos. E podemos nos beneficiar do lugar que trabalhamos”, enfatizou. O sacerdote refletiu e explicou o documento O SANTUÁRIO MemóriaPresença e Profecia do Deus vivo ( CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES,1999) para os participantes.

O encontro também foi marcado pela qualificação humana, tema desenvolvido pelo professor Camilo de Lelis. Os colaboradores refletiram sobre  a vida, autoestima, coragem, resiliência e fazer o bem. Além disso, foram convidados a interagirem e a participar de dinâmicas.

 

 

Encontro de Capacitação de Colaboradores de Santuários da Arquidiocese de BH