Bispos, padres e diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram, nesta terça-feira, 1º de dezembro, para Assembleia Geral do Clero. O encontro, realizado na Unidade São Gabriel da PUC Minas, foi presidido por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano, contou com a participação dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom João Justino e dom Edson Oriolo.
A “sala de conversa” foi conduzida pelo pró-reitor da Unidade Betim da PUC Minas, Eugênio Batista Leite; o chefe do Departamento de Biologia da PUC Minas, Miguel Andrade, os professores de biologia Virgínia Simão Abuhid e Henrique Paprocki; e o professor Carlos Frederico Barbosa, coordenador do Anima –Puc Minas, Sistema Avançado de Formação.
O vigário episcopal para a Ação Pastoral e reitor do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, padre Aureo Nogueira, apresentou a Carta Pastoral, contendo mensagem e convite de dom Walmor direcionados às comunidades de fé, motivando-os a participarem da V Assembleia do Povo de Deus, que se inicia no dia 13 de dezembro. Na carta, o dom Walmor esclarece os objetivos da V APD – momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese – e aponta desafios.
A V Assembleia do Povo de Deus acontecerá em um momento especial para toda Igreja que celebra, em 2016, o Ano Santo Jubilar da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco no início desse ano.
Dom João Justino relembrou o gesto do Papa ao abrir a “Porta Santa” da catedral de Bangui, na República Centro-Africana, nesse domingo. Ao ressaltar que pela primeira vez a “Porta Santa” foi aberta “na periferia do mundo”, dom João enfatizou a proposta de dom Walmor de que, em todo dia 13, vivencie-se o Jubileu da População Carcerária, considerada periferia da sociedade, iniciativa que está em sintonia com mensagem do Papa aos encarcerados “para que façam dos portões de suas celas portas santas e oportunidade para o início de uma nova vida”.
O encontro foi, também, uma rica oportunidade para os presbíteros refletirem sobre as questões ambientais à luz de estudo elaborado por professores da PUC Minas e apresentado pelos autores, em que todos tiveram a oportunidade de se manifestar. O trabalho, inspirado na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado com a casa comum, trata dos vários aspectos do aquecimento global e da relação da humanidade com a natureza. Os padres também foram convidados a refletir sobre a 21ª Conferência do Clima ( Cop 21), que iniciou-se segunda-feira, dia 30 de novembro, em Paris.
V ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS
As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte são convocadas para um momento muito importante: a vivência da V Assembleia do Povo de Deus (V APD), momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese.
O tema “Igreja missionária, servidora da Palavra”, inspirado nas reflexões do Papa Francisco, que recorda a vocação fundamental dos batizados para anunciar com alegria o Evangelho, reafirma o desejo de ser uma Igreja Missionária. Para atender esse propósito, a Igreja se apresenta ao mundo como autêntica Servidora da Palavra, reconhecendo-se como discípula-missionária, pela união imprescindível de ministros e colaboradores.
Integrantes das comunidades de fé, formadores de opinião, ministros, agentes de pastoral, evangelizadores, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos, são convidados a trilhar o caminho missionário da V APD em atitude de escuta, reflexão e analises.
Durante a Assembleia Geral do Clero, realizada na terça-feira, dia 1º de dezembro, foi apresentada a Carta Pastoral do arcebispo dom Walmor, que convoca todos os evangelizadores a participarem da V APD. O documento também apresenta o calendário de encontros, que serão realizados durante todo o ano. Baixe aqui publicações importantes da V Assembleia do Povo de Deus:
– Carta Pastoral: convite – convocação
– Guia da V APD – Subsídio para as Assembleias Paroquiais, Forâneas, Arquidiocesana e Regionais
Fonte: www.arquidiocesebh.org.br