Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Clero da Arquidiocese de BH refletem sobre a V Assembleia do Povo de Deus e 21ª Conferência do Clima

Ouça o conteúdo

IMG_5664

Bispos, padres e diáconos da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram, nesta terça-feira, 1º de dezembro, para Assembleia Geral do Clero. O encontro, realizado na Unidade São Gabriel da PUC Minas, foi presidido por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano, contou com a participação dos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Luiz Gonzaga, dom João Justino e dom Edson Oriolo.

A “sala de conversa” foi conduzida pelo pró-reitor da Unidade Betim da PUC Minas,  Eugênio Batista Leite; o chefe do Departamento de Biologia da PUC Minas, Miguel Andrade, os professores de biologia Virgínia Simão Abuhid e Henrique Paprocki; e o professor Carlos Frederico Barbosa, coordenador do Anima –Puc Minas, Sistema Avançado de Formação.

IMG_5676O vigário episcopal para a Ação Pastoral e reitor do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, padre Aureo Nogueira, apresentou a Carta Pastoral, contendo mensagem e convite de dom Walmor direcionados às comunidades de fé, motivando-os a participarem da V Assembleia do Povo de Deus, que se inicia no dia 13 de dezembro. Na carta, o dom Walmor esclarece os objetivos da V APD – momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese – e  aponta desafios.

A V Assembleia do Povo de Deus acontecerá em um momento especial para toda Igreja que celebra, em 2016, o Ano Santo Jubilar da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco no início desse ano.

Dom João Justino relembrou o gesto do Papa ao abrir a “Porta Santa” da catedral de Bangui, na República Centro-Africana, nesse domingo. Ao ressaltar que pela primeira vez a “Porta Santa” foi aberta “na periferia do mundo”, dom João enfatizou a proposta de dom Walmor de que, em todo dia 13, vivencie-se o Jubileu da População Carcerária, considerada periferia da sociedade, iniciativa que está em sintonia com mensagem do Papa aos encarcerados “para que façam dos portões de suas celas portas santas e oportunidade para o início de uma nova vida”.

O encontro foi, também, uma rica oportunidade para os presbíteros refletirem sobre as questões ambientais à luz de estudo elaborado por professores da PUC Minas e apresentado pelos autores, em que todos tiveram a oportunidade de se manifestar. O trabalho, inspirado na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre o cuidado com a casa comum, trata dos vários aspectos do aquecimento global e da relação da humanidade com a natureza. Os padres também foram convidados a refletir sobre a 21ª Conferência do Clima ( Cop 21), que iniciou-se segunda-feira, dia 30 de novembro, em Paris.

 

V ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS

V APD(1)

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte são convocadas para um momento muito importante: a vivência da V Assembleia do Povo de Deus (V APD), momento em que todos, em comunhão, vão renovar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese.

O tema “Igreja missionária, servidora da Palavra”, inspirado nas reflexões do Papa Francisco, que recorda a vocação fundamental dos batizados para anunciar com alegria o Evangelho, reafirma o desejo de ser uma Igreja Missionária. Para atender esse propósito, a Igreja se apresenta ao mundo como autêntica Servidora da Palavra, reconhecendo-se como discípula-missionária, pela união imprescindível de ministros e colaboradores.

Integrantes das comunidades de fé, formadores de opinião, ministros, agentes de pastoral, evangelizadores, religiosos e religiosas, diáconos, padres e bispos, são convidados a trilhar o caminho missionário da V APD em atitude de escuta, reflexão e analises.

Durante a Assembleia Geral do Clero, realizada na terça-feira, dia 1º de dezembro, foi apresentada a Carta Pastoral do arcebispo dom Walmor, que convoca todos os evangelizadores a participarem da V APD. O documento também apresenta o calendário de encontros, que serão realizados durante todo o ano. Baixe aqui publicações importantes da  V Assembleia do Povo de Deus:

– Carta Pastoral: convite – convocação

– Guia da V APD – Subsídio para as Assembleias Paroquiais, Forâneas, Arquidiocesana e Regionais

 

Fonte: www.arquidiocesebh.org.br