As celebrações desta quarta-feira de cinzas marcaram início a Quaresma, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, um dos períodos mais importantes do Calendário Litúrgico Católico. Durante a missa, os fiéis receberão as cinzas, sinal de penitência, principal tônica da Quaresma e que nos convida a um momento de retiro espiritual, voltado à reflexão e a oração.
Hoje, também iniciamos a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, que neste ano traz o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a). Nesse tempo somos chamados a fazer repercutir, na sociedade e na vida cristã, temas relacionados com a justiça social e a dignidade humana.
Quaresma
Quaresma é o período de 40 dias que antecedem a Páscoa do Senhor, a celebração ápice da fé cristã. No primeiro dia, após a proclamação do Evangelho, em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a caridade como práticas para a conversão do coração, a Igreja impõe as cinzas sobre os fiéis, que vão percorrer essa caminhada penitencial para a celebração da Ressurreição de Jesus.
Devido a pandemia de Covid-19, neste ano, a Arquidiocese de Belo Horizonte determinou mudanças no rito de imposição das cinzas, prezando a segurança e a saúde dos fiéis e peregrinos que acompanham as celebrações eucarísticas no Santuário e demais comunidades de fé.