Na próxima terça-feira, 15 de agosto, o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu realiza Celebração Eucarística de Envio dos novos Acólitos e Coroinhas. A missa acontece às 19h. Participe com sua família.
O grupo é formado por 14 jovens que auxiliam diariamente os sacerdotes durante as celebrações no Santuário e também na Comunidade Santa Rosa de Lima. Eles são responsáveis por cuidar dos objetos litúrgicos e participam da procissão de entrada, do Evangelho e das procissões finais.
São Tarcísio
São Tarcísio é padroeiro dos acólitos e coroinhas e em 15 de agosto é comemorado o seu dia. Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. Ele era acólito do Papa Xisto II, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o Santo Papa na celebração eucarística.
Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da Eucaristia. O Papa Sisto II queria levar o Pão Sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.
Foi quando Tarcísio pediu ao Santo Papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o Papa S isto II o abençoou e lhe deu uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia.
No caminho foi identificado e como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado. Seu corpo repousa na Basílica de são Silvestre, em Roma.
Informações Santuário Nacional Aparecida