Fiéis se reuniram na noite desta segunda-feira santa, dia 26, para a Celebração da Unção do Perfume e Via-Sacra no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. A Missa recorda o décimo segundo capítulo do Evangelho de São João, quando Maria, irmã de Lázaro, ungiu os pés de Jesus. Ao final, todos percorreram as ruas do Bairro da Graça, meditando os passos de Jesus até a sua morte e ressurreição.
Durante a celebração, mulheres foram ungidas e, em seguida, recordaram o gesto de Maria com o Filho de Deus, levando o óleo perfumado aos fiéis. Elas representaram as diversas realidades de sofrimento, como o preconceito, a discriminação e a violência. Em clima de profunda oração, a comunidade acompanhou tudo com atenção e emoção.
Em sua homilia, padre Angelo Salvador destacou a importância da Semana Santa como tempo especial de encontro com Deus. O sacerdote lembrou o importante gesto de Maria ao tocar Jesus e o nosso compromisso de levar a boa notícia a todos. “O gesto desta mulher rompe a tradição e nos faz questionar se, de fato, amamos a Deus. Vamos levar a alegria para este mundo sedento, neste tempo de grande divisão”, exortou.
Na tarde desta terça-feira, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá a Missa da Unção dos Enfermos, às 15h. Clique aqui para conferir a programação completa da Semana Santa no Santuário.