Cerca de 23 casais participaram da catequese matrimonial neste domingo, dia 20, no Centro de Evangelização e Obras Sociais São Judas Tadeu. O evento, organizado pela Pastoral Familiar, teve como objetivo sensibilizar os noivos sobre a importância e necessidade da livre e consciente escolha para se receber o sacramento do matrimônio, além de promover reflexão sobre o amor conjugal cristão.
Em sua palestra, padre Angelo Salvador, colaborador do Santuário, destacou o casamento como mistério de amor, dom e compromisso para com Deus. “O matrimônio é uma tarefa de vida de quem acredita. É uma graça a ser merecida e também conquistada no dia a dia”, lembrou o sacerdote.
Na reflexão “Amor conjugal cristão”, o casal Zé e Lilia, ressaltaram que o segredo da alegria a dois reside na arte de amar e na capacidade de sofrer. “A felicidade é fruto do amor desprendido. Para se amar, não basta sonhar com o amor. É preciso construí-lo, defende-lo contra todos os perigos, sempre”, destacaram.
Henrique Piló e Janice Rezende, coordenadores da Pastoral Familiar, refletiram sobre o planejamento financeiro da família. Para eles, a vida a dois deve ser de mútua doação, bela, feliz e harmoniosa. “Os casais precisam exercitar sua capacidade de dialogar e administrar suas finanças, de modo aberto e construtivo”, afirmaram.
Além destes temas, os participantes puderam refletir também sobre paternidade e maternidade responsável, sexualidade entre o casal, o casal cristão na Igreja e na sociedade. Às 11h, os noivos participaram da celebração Eucarística no Santuário e, em seguida, saborearam um almoço no Centro de Evangelização.