Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

CARTAZ DO 4º ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DE FÉ E POLÍTICA É APRESENTADO

Ouça o conteúdo

Os membros do Coletivo de Fé e Política da Arquidiocese de BH aprovaram nesta quarta-feira, 20 de setembro, após reunião, o cartaz de divulgação do 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política.

O cartaz faz uma alusão a uma atividade de mutirão, num acampamento de pessoas sem-teto. Os cristãos são convidados ao engajamento político e à solidariedade para o enfrentamento desse e de outros dilemas sociais que, nos dizeres do Papa Francisco, “todos estamos chamados a transformar”.

O tema do encontro é: “Política da Solidariedade: Pensar e Agir” e a motivação vem de uma parte do discurso do Papa Francisco no encontro com Movimentos Populares, ocorrido em 2014: “Solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, não se pode dizer; mas uma palavra é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridades da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, a terra e a casa, a negação dos direitos sociais e laborais. É fazer face aos efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas aquelas realidades que muitos de vós suportam e que todos estamos chamados a transformar. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem.”

 

O evento reunirá lideranças e militantes de grupos de fé e política, pastorais e movimentos sociais e cristãos comprometidos com práticas transformadoras no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A programação do encontro, que ocorrerá das 8 às 17 horas, no dia 25 de novembro, na PUC Minas, campus Coração Eucarístico,  já está definida:

7 horas: acolhida e credenciamento

8 horas: Mística

8h30: Mesa de abertura: retomar as deliberações do 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, de 2015 (apresentação/avaliação dos 5 eixos)

– “Formação e comunicação e ação”

– “Atuar na Igreja para atuar na sociedade e Políticas públicas e atuação na institucionalidade”:

– “Organização e ação”

10 horas: Grupos de trabalho – serão definidos a partir das inscrições on line

13 horas: almoço

13h50: animação

14 horas: Encaminhamentos (síntese das deliberações dos grupos de trabalho)

14h30: Análise de conjuntura e eleições 2018

15h30: Debate

16:00: Celebração e encerramento

As inscrições, gratuitas e on line, para o 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política acontecerão a partir da primeira semana de outubro, em várias plataformas digitais, inclusive no site do Nesp.

*Informações: Núcleo de Estudos Sociopolíticos – Nesp