Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

Carta de agradecimento do reitor do Santuário

 

Belo Horizonte, 29 de outubro de 2018.

 

 

“… Então Judas, não o Judas Iscariotes, perguntou: —Senhor, como será possível que o senhor mostre somente a nós e não ao mundo quem o senhor é? Jesus respondeu: —A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem, e o meu Pai a amará. E o meu Pai e eu viremos viver com ela. A pessoa que não me ama não obedece à minha mensagem. E a mensagem que vocês estão escutando não é minha, mas do Pai, que me enviou …” (Jo 14,22-24)

Irmãs e irmãos na fé!

Paroquianos, peregrinos,  colaboradores e devotos de São Judas Tadeu!

Parabéns e muito obrigado pela linda FESTA DE SÃO JUDAS TADEU, celebrada ontem em nosso Santuário!

Paz!

 

No dia 29 de setembro – portanto, há um mês – iniciei meu ministério pastoral no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, depois de ter vivido uma década (2007 a 2018) no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, como formador e reitor de seminaristas, que almejam se tornar padres para o serviço da evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte. Devo dizer a tantos que me perguntaram nestes dias: “o senhor veio de onde? que antes de me tornar pároco e reitor do Santuário São Judas Tadeu, pude oferecer, ao mesmo tempo que estive no seminário, um serviço que muito me santificou e me qualificou nas Paróquias do Divino Espírito Santo (Bairro Santa Efigênia), Santíssima Trindade (Bairro Gutierrez) e São João Bosco (Bairro Dom Bosco). Chego, portanto, ao Santuário de São Judas com vinte e um anos de padre!

Agora, com alegria, ofereço minha contribuição pastoral, agradecido a Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano, por ter me confiado essa importante missão.

O primeiro mês vivido já me oportunizou ter já um coração cheio de gratidão também por esta inusitada experiência. Com a ajuda das primeiras pessoas, pude serenamente me inserir na vida comunitária paroquial, através da Novena de Nossa Senhora Aparecida, percorrendo as comunidades com as celebrações eucarísticas. E, na alegria da espiritualidade própria da vida eclesial, também consegui mergulhar meu coração nos primeiros passos da administração pastoral e institucional do nosso amado Santuário São Judas Tadeu.

A minha primeira e provisória percepção de um mês de presença é esta: estou encantado e maravilhado com tanta riqueza e com o enorme potencial de evangelização que aqui se respira.

Neste dia 28 de outubro – Festa de São Simão e São Judas Tadeu – completei o primeiro e fundamental tempo do primeiro mês de experiência. Foi o auge destes dias! Durante esse mês, diversas pessoas me abordavam sobre a Festa e havia um clima de grandes expectativas. Eu, no entanto, optei por viver serenamente cada dia. Na verdade, a cada surpresa e a cada primeiro desafio algo de Deus se implantava dentro do meu coração. E eu me senti fortalecido, rejuvenescido e entusiasmado. Ouvi muitas pessoas me perguntando sobre a minha percepção, ontem, inclusive Dom Walmor, que me sugeriu a resposta: “você está feliz?” Quem participou da missa das oito horas da manhã ajudou a responder esta pergunta, pois assim Dom Walmor solicitou da assembleia presente a resposta: “vocês acham que o Pe. Nivaldo está feliz?”

Não pude e não posso me furtar em dizer que sim.

Estou muito feliz!

Feliz pela oportunidade que estou experimentando de fazer parte desta linda história de fé e, agora, colaborar com ela através do meu serviço de padre. Sinto o desafio, mas estou encorajado pela missão e pelo Chamado. A Obra é de Cristo! Nele, tudo é possível! E se Ele quer, então “eis-me aqui!”: De fato, maravilhas o Senhor faz, exultemos de alegria! Estou mesmo comovido por tanta generosidade e fé aqui testemunhadas com alegria.

Assim, quero apresentar minha profunda e sincera gratidão pela significativa acolhida que venho recebendo de todos que encontro.

Sinto, no entanto, necessidade de expressar formalmente agora meus agradecimentos aos queridos padres que servem no Santuário. A parceria oferecida fecunda e fortalece a fraternidade presbiteral. De igual modo, agradeço e louvo a Deus pela oportunidade de me encontrar com as Revmas. Irmãs Sacramentinas de Bérgamo. Incansáveis, estão me apoiando e me ensinando os primeiros passos da vida do Santuário. Há um formidável “time” de colaboradores diretos – nossos funcionários. São cerca de vinte e seis pessoas (incluindo os que servem às Obras Sociais). Muito obrigado pelo serviço que vem prestando com profissionalismo, competência e boa vontade e continuam a oferecer com minha chegada. E, de maneira muito especial, quero cumprimentar e agradecer, com emoção, uma centena de voluntários – vindos de diversas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Belo Horizonte – que servem alegremente o nosso Santuário Arquidiocesano. Por fim, agradeço a cada paroquiano (a), peregrino (a) e devoto (a), pela participação tão graciosa, singela e alegre, com orações e testemunhos fecundos de fé.

Agora, é tempo de continuar a missão. O Papa Francisco, ao convocar o Ano Missionário, escreveu: “cada pessoa é uma missão no mundo!” Essas é a nossa missão: ser, no mundo, anunciadores do Amor de Deus. Vamos proclamar a Palavra sem parar, especialmente onde mais é necessário. A escolha de nossa Arquidiocese é que nos voltemos para as áreas de maior vulnerabilidade (das Vilas e Favelas). Conclamo, portanto, a todos os peregrinos do nosso Amado Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu a embevecer a alma da Palavra de Deus – visitando permanentemente nosso Santuário – para fortalecer a fé e compartilhar com coragem e alegria a Santa Palavra de Deus nas nossas periferias, geográficas e existenciais.

Já vislumbro nosso caminho de 2019 com muito amor. Vamos avançar e fecundar nossa alma com os lindos sonhos de Deus para a nossa caminhada pastoral. Sem descuidar da vida paroquial através do zelo e do fortalecimento das suas comunidades (todos os setores, incluindo a Comunidade Santa Rosa de Lima), com os mais diversos serviços dos grupos de evangelização e dos ministérios: jovens, famílias, liturgias, catequeses, obras sociais e culturais… continuaremos nossos passos pastorais, propondo a vida da fé para quem aqui vier cada dia, cada domingo e, especialmente, cada dia 28 de cada mês.

Mais uma vez, muito obrigado a todos pela acolhida que me foi oferecida. Já me sinto inserido e comprometido com esta história. Como pastor desta comunidade, peço a delicadeza de me acompanharem com suas orações, serviços e apoio. Coloco-me integralmente à disposição de todos para servir, com alegria, a todos!

São Judas Tadeu nos inspire a proclamar a Palavra e testemunhar com alegria nossa fé, mesmo nos momentos e ocasiões de dificuldades e maiores necessidades! Deus nos abençoe! Com apreço, forte abraço a todos.

Pe. Nivaldo dos Santos Ferreira

Reitor e Pároco  do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Arquidiocese de Belo Horizonte