Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

BISPO CELEBRA CERIMÔNIA DE DEDICAÇÃO DA IGREJA E ALTAR DA COMUNIDADE SANTA ROSA DE LIMA

Ouça o conteúdo

DSC_6865 O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom João Justino de Medeiros Silva, presidiu a celebração da Dedicação da igreja e altar da Comunidade Santa Rosa de Lima. A cerimônia ocorreu no domingo, 21 de agosto, em que a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora. A comunidade compõe a paróquia do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu.

De acordo com o bispo, ao dedicar a igreja com o título de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, clamamos a Deus a graça de nos ensinar a buscar o céu e reacender em nossos corações o desejo de viver na glória do céu.

Dom João lembrou, ainda, de todos que contribuíram para a construção do templo. “Nós estamos aqui hoje dedicando este templo, esta casa, que foi edificada com a generosidade de inúmeros irmãos e irmãs. Só no coração de Deus nós vamos encontrar o nome de todos que ofereceram algo de si para a construção desta igreja. Ninguém pode dizer o quanto doou. Não existe medida para aquele que abre o seu coração em oferta.”

Para o bispo, dedicar significa dizer que “esta casa é de Deus”. Portanto, todas as consequências do que isso significa. “É um lugar de santidade, lugar que pede de nós zelo, cuidado e atenção; é uma casa para o encontro com o Senhor.”

O final de sua homilia, João Justino disse que “ser igreja é descobrir que, no cotidiano da nossa vida, da nossa história, devemos fazer bem aquilo que nos cabe, marcados pela fé”.

Para Pe. Aureo a Dedicação da Igreja foi um momento muito significativo. “A Dedicação foi vivenciada realmente pela comunidade com a presença de dom João onde ali se sentia a alegria de ser comunidade. Não é apenas a dedicação de um Templo de pedras, mas a comunidade, encontro com a Palavra e com irmãos e irmãs”, disse.

DSC_6790 DSC_6849

O RITO DE DEDICAÇÃO

O Cerimonial dos Bispos afirma que a Igreja, desde que construída como edifício destinado unicamente e de modo estável a reunir o povo de Deus e a realizar os atos sagrados, torna-se casa de Deus.

Toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano. Na dedicação da igreja, o rito é belíssimo e muito rico de significados.

Ao dedicar a nova igreja, o bispo faz a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.

Parte por parte, com muito significado, a água aspergida nas paredes e nos fiéis logo no início é um clamor para que todo local seja purificado, lavado por Deus. Para os participantes, um rito penitencial. As unções do altar e das paredes ungem aquela mesa que será usada para o sacrifício eucarístico. A unção ainda exala aquele belo e agradável odor do qual todos somos chamados a exalar, o odor de Cristo (2Cor 2,15). O incenso, a fumaça que sobe aos céus, é as nossas orações, nossos pedidos elevados ao Pai.

A iluminação: Cristo é a Luz que ilumina, a Luz por excelência que nos tirou da escuridão, por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos onde chegarmos, levando a luz que é Cristo.

Por fim, o rito de dedicação de uma igreja diz muito da nossa fé, é uma celebração que se deve viver com muita piedade e atenção. Cada vez que entrarmos numa igreja, tenhamos o devido respeito, amor por cada espaço daquele local sagrado, onde Deus manifesta a Sua glória e misericórdia. Um local de encontro com o Pai por meio de Jesus Cristo no Espírito Santo, lugar de falar e de ouvir a Deus, lugar de celebrar, de pedir, de dar graças por tantos benefícios vindos do Alto.

DSC_6981

DSC_6655                                                    DSC_6910

DSC_6890                                                   DSC_6955