Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

Domingo - 07h

Domingo - 09h
Domingo - 11h
Domingo - 18h
Domingo - 20h
Segunda-feira - 07h
Segunda-feira - 19h
Terça-feira - 07h
Terça-feira - 19h
Quarta-feira - 07h
Quarta-feira - 19h
Quinta-feira - 07h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 07h
Sexta-feira - 19h
Sábado - 07h
Sábado - 16h
Sábado - 18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h

Arquidiocese de BH apresenta seu brasão

Ouça o conteúdo

 A Arquidiocese de Belo Horizonte, na década que antecede a celebração de seu primeiro centenário, apresenta o seu símbolo oficial. O brasão, exposto pela primeira vez na Assembleia Geral do Clero, nesta semana, faz referência à Serra da Piedade – que abriga o Santuário da Padroeira de Minas, Nossa Senhora da Piedade, à Serra do Curral e às montanhas do Estado. O azul claro remete à capital mineira, Belo Horizonte, e o azul escuro, designa o céu, a “nossa meta final”.

O brasão traz a Coroa do Rei Jesus, referência à Catedral idealizada pelo primeiro bispo e arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral, e que agora está sendo edificada. Traz a Flor de Liz, um lírio heráldico, símbolo da Estrela da Evangelização. A Cruz Redentora da Coroa liga terra e céu. A identificação de pertença do brasão está em vermelho, cor do martírio, do sofrimento. Na parte superior, estão três símbolos pastorais: a Mitra, o Báculo e a Cruz.
 

A Mitra, entre outros elementos, apresenta três pequenas cruzes, um louvor à Santíssima Trindade e ao tríplice múnus pastoral de ensinar, santificar e apascentar, para melhor servir. O Báculo é usado pelo pastor para chamar as ovelhas, que não seguem as batidas do cajado no chão, se forem dadas por outro pastor. Nele está o Cordeiro apoiado sobre o Livro da Palavra (no centro). O Cordeiro é o Bom Pastor, disposto a ensinar e a dar sua vida. Já a Cruz Patriarcal, com duas hastes horizontais, carrega o Cordeiro de Deus já imolado. Indica que o Pastor é aquele que proclama Jesus Cristo, e Cristo Crucificado. Ele assim morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e está vivo no meio de nós. É a Ele que a Igreja de Belo Horizonte, como parte da Igreja Católica, serve com alegria pascal.