A Arquidiocese de Belo Horizonte completa 92 anos de história no dia 11 de fevereiro, data em que a Igreja Católica celebra o Dia Mundial dos Enfermos e a devoção a Nossa Senhora de Lourdes.
Presente nas comunidades de forma a contribuir na mudança e melhoria da vida das pessoas, a Arquidiocese de Belo Horizonte desenvolveu ao longo do último ano um importante trabalho, que envolveu a participação da população dos 28 municípios e 273 paróquias. Com a participação de todos, foram construídas as Diretrizes da Ação Evangelizadora Igreja Viva, Povo de Deus.
O importante trabalho de evangelização é acrescido dos investimentos no cuidado social, na educação, na cultura e arte, sempre de modo a contribuir para tornar a sociedade mais justa e fraterna. Somente em 2012, a Arquidiocese de Belo Horizonte beneficiou mais de 220 mil crianças, jovens e adultos com suas iniciativas, ações das Pastorais e projetos sociais. As paróquias e comunidades de fé atenderam a mais de 70 mil pessoas – especificamente na área da saúde, foram quase 31 mil atendimentos.
O aniversário da Arquidiocese de Belo Horizonte será celebrado com Missa presidida pelo bispo auxiliar dom João Justino, às 15h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Leia aqui o artigo preparado por dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, sobre os 92 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Arquidiocese de Belo Horizonte
Arquidiocese de Belo Horizonte conta com uma ampla estrutura institucional, que inclui dez santuários, fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades em 273 paróquias e 28 municípios.
A Diocese de Belo Horizonte foi efetivamente criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula "Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe", elevou Belo Horizonte à categoria de Arquidiocese e seu bispo a arcebispo. Na época, Belo Horizonte foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.
Desde a sua criação, estiveram à frente da Arquidiocese os arcebispos: dom Antônio dos Santos Cabral, dom João Resende Costa, dom Serafim Fernandes de Araújo e, atualmente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que assumiu a Arquidiocese no dia 26 de março de 2004. O Arcebispo conta com a importante ajuda dos bispos auxiliares dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Luiz Gonzaga Fechio, dom Wilson Luís Angotti Filho e dom João Justino de Medeiros.
Fonte: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/noticias.php?id_noticia=4901