O anúncio foi feito pelo cardeal Jean-Louis Tauran. Depois do anúncio de seu nome como novo pontífice, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio se apresentou no Vaticano, já com as vestes papais. A multidão aclamou o novo Papa, que escolheu o nome de Francisco.
O sucessor de Bento XVI é o 50.º Papa da Igreja Católica nos últimos 500 anos, desde a eleição de Leão X a 19 de março de 1513. O primeiro Papa latino-americano.
Em seu pronunciamento, o Papa Jorge Mario fez uma oração pelos fiéis e em especial por Bento XVI na Praça de São Pedro: "Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade…Vamos rezar para o mundo todo para que haja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho que hoje iniciamos seja profícuo na evangelização. Irmãos e irmãs, muito obrigado por essa acolhida. Rezem por mim. Até breve, nos veremos em breve. Amanhã quero rezar para Nossa Senhora para que ela proteja Roma. Boa noite",disse o novo Papa.
Papa Jorge Mario Bergoglio
O novo pontífice nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu o sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.