O outono é estação em que ocorre aumento das doenças respiratórias, em razão da queda de temperatura. Entre as enfermidades, causa preocupação especial a gripe H1N1, que tem sintomas significativamente mais graves do que a gripe comum.
Nessa época do ano, recomenda-se atenção especial para as ações de prevenção dessa enfermidade e de outras doenças respiratórias. A Arquidiocese de Belo Horizonte, com o objetivo de contribuir para que todos tenham uma vida cada vez mais saudável, pede a cada evangelizador que adote as seguintes medidas para evitar a proliferação do vírus H1N1:
– Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir alimento. – Utilizar lenço descartável para higiene nasal. – Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir. – Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. – Higienizar as mãos após tossir ou espirrar. – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, – Manter os ambientes bem ventilados. – Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
*Essas recomendações são do Ministério da Saúde
Fonte: www.arquidiocesebh.org.br