Santuário Arquidiocesano

Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu

07h

09h
11h
18h
20h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
19h
07h
16h
18h
Dia 28 - Festa de São Judas Tadeu

00h

02h

04h

06h

08h

10h

12h

14h

16h

18h

20h

22h

Comunidade Santa Rosa de Lima

Domingo
09h
Você está em:

66ª Novena e Festa de São Judas Tadeu tem o seu tema definido: “Com São Judas Tadeu, Proclamamos a Palavra, a caminho do Reino da Justiça e da Paz”

Tradicionalmente o mês de outubro é sinônimo de muita alegria para nós devotos, peregrinos e paroquianos deste Santuário Arquidiocesano! Afinal, celebramos nosso precioso padroeiro São Judas Tadeu, rendendo graças ao Deus da Vida pelo testemunho fiel do nosso poderoso intercessor junto ao Pai!

Judas Tadeu: exímio apóstolo de Jesus Cristo e mártir por vocação! Assim, lançou suas redes, entregou-se ao serviço discipular, recebeu o Espírito Santo, construiu o Reino, Proclamou a Palavra e fiel até o fim entregou sua vida, sendo martirizado junto de seu companheiro Simão – o zelota – após enfurecer os sacerdotes da Pérsia, com sua pregação e profecia! Foi sacrificado e morto a machadadas.

Primo de Jesus, Judas Tadeu entregou sua vida pelo Reino da Vida, como canta e declama o popular compositor Zé Vicente: “Vidas pela vida, Vidas pelo Reino”. Colocou-se à disposição, entregou-se ao serviço, foi pelo mundo anunciando o Evangelho (Mt 16, 15) e martirizado, confirmou toda prece que rezou em sua existência, edificada com sua santíssima Fé (Jd 1, 20).

Dessa forma, colhendo as próprias inspirações da vida e missão de Judas Tadeu, o tema da Novena e Festa surge para nos provocar e nos convocar para, em comunidade, como povo de Deus, Proclamar a Palavra (2 Tm 4,2) e estar à caminho do Reino, nada mais que o Reino da Justiça e da Paz, o sonho proclamado por Jesus Cristo. O amado Mestre, vivendo no meio de nós, após lavar os pés dos apóstolos, inclusive do que o traiu, como sinal de serviço e de humildade, convocou-nos a fazer a mesma coisa (Jo 13, 15), ou seja, estar a serviço do outro, pensar no próximo, colocar-nos a serviço de todos, com humildade e sem distinção pois Deus não faz acepção de pessoas (At 10, 34). Ele nos convida a ser sinais do Reino, para juntos construirmos a paz, pensarmos a paz e caminharmos para a paz, para verdadeiramente lutarmos e sonharmos por um mundo de justiça, um mundo mais humano, justo e menos desigual. Estar a caminho é exatamente isso, caminhar para o Reino, caminhar sonhando os sonhos de Deus, caminhar para um dia chegar ao tão sonhado Reino da Justiça e da Paz, pois seremos saciados e chamados filhos e filhas de Deus, como nos diz Jesus nas bem-aventuranças: Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, pois ele serão saciados (Mt 5, 6) – Bem-aventurados os que promovem a Paz, pois eles serão chamados filhos de Deus (Mt 5, 9).

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse sentido, São Judas Tadeu, magnânimo, após receber o Espírito Santo – dom de Deus – imediatamente iniciou a Proclamação da Palavra, partindo para a Galiléia, seguindo rumo a diversas regiões da Palestina, evangelizando na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia, fazendo todo este caminho, colocando-se sempre a serviço, até o seu martírio, onde também o recebeu com a certeza do seu amor por Jesus Cristo, através do testemunho de sua fé.

Adquira seu kit “Somos Família São Judas Tadeu” e reze a novena em nosso devocionário.

O tema da 66ª Festa do nosso Padroeiro: “Com São Judas Tadeu, Proclamamos a Palavra, a caminho do Reino da Justiça e da Paz!”, instiga a reflexões que nos convocam a continuar em “romaria”, peregrinos e peregrinas, Proclamando a Palavra, sonhando os sonhos de Deus, sonhos de Justiça e de Paz, que se fazem tão necessários, ainda mais pela realidade imposta com a pandemia da Covid19, que ressaltou ainda mais as desigualdades em nossa sociedade, com tantas formas de exclusão social e exploração. Ainda, em seus graves desdobramentos, a pandemia tem levado o Papa Francisco a mostrar-se sempre pontual e temporal, pedindo e clamando a toda sociedade mundial que a vacina contra o coronavírus seja universal e acessível, sem ser concedida com prioridades aos mais ricos, mas seja para todos, sem distinções de classe, gênero ou etnia.

Que o magnífico apóstolo Judas Tadeu, nosso precioso padroeiro, interceda por nós, junto ao Deus da Justiça e da Paz, inspirando-nos a seguir e a continuar a caminho do Reino, proclamando a Palavra, que nos guia na escuridão e nos ajuda a construir e criar um mundo novo (Oração Eucarística VI-D).

 

 

José Maurício de Faria FerrazPastoralista e Coordenador da Pastoral Social e do Povo de Rua do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu. Assessor de Pastoral Social, Político e Ambiental da Forania Nossa Senhora das Dores (RENSP).

 

Acompanhe conosco a 66ª Novena e Festa de São Judas Tadeu: