O 4º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte acontecerá no dia 25 de novembro, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. A data foi definida, após reunião dos membros do Coletivo de Fé e Política, no último dia 29 de agosto.
A inciativa acontece a cada dois anos e visa reunir lideranças e militantes de grupos de fé e política, cristãos e pastorais sociais. As inscrições estão previstas para a última semana de setembro, pelo site do Nesp e outras plataformas
A reunião do Coletivo fez as seguintes deliberações:
- Tema do encontro: “Política da Solidariedade: Pensar e Agir”.
- Motivação: “Solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, não se pode dizer; mas uma palavra é muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridades da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. É também lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, a terra e a casa, a negação dos direitos sociais e laborais. É fazer face aos efeitos destruidores do império do dinheiro: as deslocações forçadas, as emigrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas aquelas realidades que muitos de vós suportam e que todos estamos chamados a transformar. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem. ” (Discurso do Papa Francisco no Encontro dos Movimentos Populares, 28 de outubro de 2014).
- Programação.
7 horas: acolhida e credenciamento
8 horas: Mística
8h30: Mesa de abertura: retomar as deliberações do 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política, de 2015 (apresentação/avaliação dos 5 eixos)
– “Formação e comunicação e ação”: expositores Adriana e/ou Claudemir (Nesp)
– “Atuar na Igreja para atuar na sociedade e Políticas públicas e atuação na institucionalidade”: Frederico Santana – Veasp (considerar projeto “Proclamar a Palavra”)
– “Organização e ação”: (definir expositor)
10 horas: Grupos de trabalho – serão definidos a partir das inscrições on line referenciadas nos 5 eixos
13 horas: almoço
13h50: animação
14 horas: Encaminhamentos (síntese das deliberações dos grupos de trabalho)
14h30: Análise de conjuntura e eleições 2018 (ainda definindo o formato e convidados)
15h30: Debate
16:00: Celebração e encerramento
As próximas reuniões do Coletivo Arquidiocesano acertarão detalhes da programação.
*Informações: Nesp