A Comunidade Santa Rosa de Lima sediou, neste domingo, dia 7 de julho, o encontro dos membros do “Apostolado de Oração” da Forania Nossa Senhora das Dores.
Reunindo participantes do Santuário São Judas e das paróquias Santa Luzia (Cidade Nova), Nossa Senhora das Graças (Concórdia), São Vicente de Paulo e Conceição Aparecida (Ipiranga), São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Líbano (Floresta) e da Comunidade Santa Rosa de Lima, mais de 150 pessoas participaram dos momentos de reflexão e oração.
O Apostolado de Oração
Conhecida também, como Rede Mundial da Oração do Papa, o Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos, que procuram viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, através do Sagrado Coração e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus.
O Apostolado da Oração (AO) está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao AO, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do AO. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.
A fita vermelha
A fita, que os membros do Apostolado da Oração (AO) usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós. A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado Venha a nós o Vosso Reino, para lembra-nos a todo instante que estamos buscando esse reino. Usamos a fita não como enfeite mas como sinal de que fomos chamados para servir e dissemos nosso sim. Devemos honrar nossa fita, porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a fita do(a) zelado(a) aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a do(a) zelador(a), que busca novos caminhantes para ajudá-lo(a) a servir.