Nesta segunda-feira, 15 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. As Nações Unidas destacam a necessidade de se proteger os idosos durante e depois da pandemia.
Em mensagem postada no Twitter, o Papa Francisco destacou: “A pandemia da COVID19 mostrou que nossas sociedades não estão organizadas o suficiente para dar lugar aos idosos, com justo respeito à sua dignidade e fragilidade. Onde não há cuidado com os idosos, não há futuro para os jovens.”
Estima-se que 66% das pessoas com 70 anos ou mais tenham pelo menos uma condição de saúde subjacente, colocando-as em maior risco. Além disso, correm o risco de serem discriminados quando governantes, médicos e hospitais decidem quem tem acesso a tratamentos e medicamentos.
ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO
Segundo levantamento da ONU, entre 2019 e 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais deve crescer 38%, passando de 1 bilhão para 1,4 bilhão, superando o número de jovens. Esse aumento será ainda maior nos países em desenvolvimento.